Blog DAMA1º de Outubro – Dia do Idoso

Este post está relacionado com Curso de Qualificação Profissional

1º de Outubro – Dia do Idoso


por Equipe DAMA
1º de Outubro – Dia do Idoso

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No início, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Porém, no dia 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro.

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

A melhora na qualidade de vida e o avanço da medicina e são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo.

Mas no Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia- a-dia: a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde. Segundo pesquisa do IBGE, em 1999, apenas 26,9% do total de idosos no País possui algum plano de saúde, sendo que em algumas regiões como o Nordeste essa taxa ainda cai para 13%.

Dia 1 º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.



Gostou do post 1º de Outubro – Dia do Idoso?

Conheça nossos Curso de Qualificação Profissional