Blog DAMA12 DE MAIO – DIA DO ENFERMEIRO

Este post está relacionado com Cursos Técnicos

12 DE MAIO – DIA DO ENFERMEIRO


por Equipe DAMA
12 DE MAIO – DIA DO ENFERMEIRO

A data surgiu em homenagem a Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820, em Florença, Itália. Florence atuou em guerras e diversas enfermarias, e fundou em 1860 a primeira escola de enfermagem do mundo, em um hospital inglês.

No Brasil, os primeiros enfermeiros foram os padres jesuítas que atuaram nas Santas Casas de Misericórdia, desde 1540. Depois de três séculos, chegaram ao país as primeiras irmãs de caridade enfermeiras.O Dia do Enfermeiro foi adotado no Brasil por meio do decreto no 2.956, de 10/8/1938, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Além dessa data, a profissão também é homenageada na Semana Brasileira de Enfermagem, de 12 a 20 de maio, quando os Conselhos Regionais de Enfermagem promovem encontros, palestras e outras atividades, de acordo com o decreto no 48.202, de 12/5/1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek.

O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença, colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias; promove ações de orientação e preparo do paciente para exames; realiza cuidados de enfermagem tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros; e presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos. Pode trabalhar em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

A Escola Técnica DAMA parabeniza a todos os profissionais de Enfermagem pelo seu nobre trabalho!



Gostou do post 12 DE MAIO – DIA DO ENFERMEIRO?

Conheça nossos Cursos Técnicos