Blog DAMA18 de abril – Dia do Iivro

Este post está relacionado com Cursos Técnicos

18 de abril – Dia do Iivro


por Equipe DAMA
18 de abril – Dia do Iivro

Dia 18 de abril é comemorado o dia Nacional do livro Infantil, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que dedicou-se à literatura infantil no Brasil. A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Apesar da muitos ainda não ter esse hábito, a venda de livros tem aumentado a cada ano. Segundo a Folha de São Paulo, a venda de livros no Brasil aumentou 10.4% em 2013 em comparação a 2012. Foram 480 milhões de exemplares em comparação a 434.9 milhões no ano anterior. Porém, com a facilidade da internet e aumento do uso de depósitos móveis, um setor que vem crescendo disparado é o de vendas de livros digitais, que cresceu 225% em 2013, se mostrando uma nova tendência na literatura. O fato de ter um livro digital, levando-o no tablet ou smartphone para qualquer lugar, aumenta a praticidade de aproveitar os momentos vagos para a leitura, além de que, em alguns casos, a aquisição de e-books tornam-se mais baratos do que a aquisição de livros físicos. Porém, há quem defenda que nem se compara com o prazer de ter um livro físico.

O Ministério da Educação- MEC também tem seus projetos de incentivo a leitura, como o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O atendimento é feito em anos alternados: em um ano são contempladas as escolas de educação infantil, de ensino fundamental (anos iniciais) e de educação de jovens e adultos. Já no ano seguinte são atendidas as escolas de ensino fundamental (anos finais) e de ensino médio. Hoje, o programa atende de forma universal e gratuíta todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar.



Gostou do post 18 de abril – Dia do Iivro?

Conheça nossos Cursos Técnicos