Blog DAMADia 17 de julho Dia de Proteção às Florestas

Este post está relacionado com Cursos Técnicos

Dia 17 de julho Dia de Proteção às Florestas


por Equipe DAMA
Dia 17 de julho Dia de Proteção às Florestas

No dia 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. No Brasil, 87% da população vivem em centros urbanos. O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural. As cidades distanciam-se cada vez mais da natureza utilizando materiais como ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre outros. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação das ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite. A impermeabilização dos solos causam grandes problemas também na medida que evitam ou impedem a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas vezes criando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão grande de água num curto espaço de tempo.

O Dia de Preservação às Florestas foi criado com o objetivo de conscientizar a população brasileira da necessidade de manter e recuperar as áreas verdes devastadas, principalmente por fatores não naturais (atividade humana), como especulação imobiliária, abertura de estradas e espaço para a agricultura.

Mesmo com a conscientização maior, os ambientalistas continuam preocupadíssimos com a destruição das florestas. O consumo cada vez maior e a falta de políticas ambientais podem acarretar em extinção total de biomas e de espécies, tanto da flora como também da fauna. Segundo pesquisas, se o brasileiro começar hoje a entender sobre a biodiversidade e os principais grupos que ela integra, com certeza daqui há 10 ou 20 anos o número de destruição ambiental será menor.

Há varias maneiras de recomposição das áreas verdes. Isso pode acontecer tanto naturalmente, quando florestas vizinhas de áreas degradadas avançam sobre áreas abandonadas ou quando animais levam um fruto com semente para outro local e essa semente acaba germinando; ou por ação humana, como o replantio.

A Escola Técnica DAMA tem grande preocupação com esses aspectos, e busca conscientizar os alunos sobre essa importância. Os cursos Técnicos de Florestas e Meio Ambiente oferecidos pela Escola, formam profissionais capazes de contribuir para amenizar esses impactos.



Gostou do post Dia 17 de julho Dia de Proteção às Florestas?

Conheça nossos Cursos Técnicos