Blog DAMADia 18 de junho – Dia do Químico

Este post está relacionado com Cursos Técnicos

Dia 18 de junho – Dia do Químico


por Equipe DAMA
Dia 18 de junho – Dia do Químico

No Brasil, foi escolhido o dia 18 de junho como Dia Nacional do Quimico. Pois nesta data em 1956, o Presidente Juscelino Kubitschek promulgou a Lei Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56. Esta lei criou os Conselhos Federais e Regionais de Química, e dispôs sobre o exercício da profissão Com isso, os químicos não só deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida em nosso país, como também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais. Além de determinar quem era realmente o profissional da Química, a promulgação da Lei nº 2800/56 tornou possível que os próprios químicos exercessem a fiscalização do exercício profissional.

O dia do Químico serve para relembrar todas as conquistas que essa classe obteve com a Lei Mater e, principalmente, homenagear o trabalho árduo — e muitas vezes anônimo — que esses profissionais desempenham. Graças a eles, há um constante desenvolvimento técnico-científico e industrial do nosso país, pois esses profissionais adequam a Química à solução de problemas tecnológicos e impulsionam os centros de pesquisas químicas e universitárias do Brasil.

Isso torna evidente também o papel do Químico no bem-estar da sociedade, pois ele propicia que produtos, tais como medicamentos, alimentos e produtos de higiene e limpeza, sejam fabricados com uma melhor qualidade tanto para a saúde do consumidor e de quem os produz quanto para minimizar ao máximo os impactos ambientais. Desse modo, pode ser desfeito o preconceito que muitos desenvolveram sobre a Química e que dissemina a ideia de que essa ciência só traz malefícios para o meio ambiente e para nossas vidas.

A Escola Técnica DAMA parabeniza aos profissionais da Química por seu importante trabalho



Gostou do post Dia 18 de junho – Dia do Químico?

Conheça nossos Cursos Técnicos