Blog DAMAProjeto converte energia térmica em energia cinética

Este post está relacionado com Cursos Graduação

Projeto converte energia térmica em energia cinética


por Equipe DAMA
Projeto converte energia térmica em energia cinética

Um projeto muito interessante na geração de energia foi desenvolvido e recentemente concluído no laboratório da Faculdade e Escola Técnica DAMA, em Canoinhas. O equipamento idealizado pelo aluno da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC,  Jânio Grosskopf visa converter a “energia térmica” em “energia cinética”.

O idealizador do projeto explica que “os motores atualmente rejeitam cerca de 65% da sua energia em forma de calor, ou seja, por mais irônico que pareça, um motor de carro ou caminhão é mais eficiente produzindo calor do que produzindo movimento para o veículo”, justifica Jânio.

A energia rejeitada por motor de um caminhão de médio porte é suficiente para manter dez casas populares aquecidas durante o inverno. “Apenas o motor utilizado neste experimento tem uma potência desperdiçada de até 230.000 watts em forma de calor”, conta.

O equipamento desenvolvido é capaz de recuperar parte desta energia térmica e transformá-la em energia cinética. Nos testes iniciais foram produzidos cerca 2.700 watts com o protótipo ligado ao escapamento. Pretende-se futuramente atingir valores acima dos 8.000 Watts, energia esta que pode ser utilizada em sistemas hidráulicos e sistemas de refrigeração.

Esse equipamento foi desenvolvido em parceria com alunos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina em conjunto com a Faculdade Dama, que disponibilizou motores, equipamentos e laboratórios para realização dos testes do protótipo.

 

 

Atenciosamente,

 

Sérgio Teixeira da Silva

Coordenador Pedagógico Faculdade e Escola Técnica Dama



Gostou do post Projeto converte energia térmica em energia cinética?

Conheça nossos Cursos Graduação